Olá Rudá, tudo bem?!
Então...o SAP Business One é uma ferramenta fantástica, para execução de um processo existem várias opções, devem existir muitos motivos para a consultoria ter sugerido a opção descrita por você, eu particularmente uso esta opção com muitos clientes, mas também já usei várias outras opções como "Contabilização recorrente", "LCM", "C/P na modalidade: conta". Ainda assim acredito ser importante pensar um pouco sobre a questão e ver alguns possíveis motivos:
1. Incluir na previsão do fluxo de caixa, pois neste relatório é possível incluir as "Transações recorrentes de pedido de compra".
2. Facilitar a digitação "repetitiva" de um documento, cabe lembrar que todo mês será necessário registrar um documento para a sua conta de água, luz, telefone, aluguel, com a transação recorrente esta digitação é automatizada, cabe apenas copia de documento para fechar o processo.
3. O fluxo de um processo dentro do módulo compras, que é o caminho sugerido no caso, ou seja, gerar um "pedido de compras", que será copiado para "nota fiscal de entrada" faz com que ao lançar este último documento, aconteça uma contabilização bem interessante, que é a despesa contra uma provisão no passivo, que depois será encerrada pelo lançamento do "C/P".
4. Evitar erros na digitação de dados, pois como será lançado um pedido de compras, será usado sempre o mesmo fornecedor, e mais importante que o fornecedor o mesmo item, lembrando que deve ser muito provável a realização de uma "Determinação de conta contábil" para a contabilização da despesa, desta forma no pedido será informado o Fornecedor e o item, com isto para todos os lançamentos futuros serão usadas as mesmas contas contábeis, o que garante segurança no processo e reduz a possibilidade de contabilizações equivocadas, ou em contas diferentes a cada mês.
5. Seria possível fazer o lançamento na tela de C/P utilizando a modalidade por "Conta contabil", porém este lançamento requisitará que todo o mês ao digitar o documento seja informada manualmente a conta da despesa.
6. Ao lançar via "Pedido de Compra", que depois será copiado para "Nota fiscal de entrada", poderá ser realizado o crédito de algum imposto, ou a retenção de algum imposto, ou apenas constituir informações para transmitir um SPED por exemplo.
Enfim, acredito que motivos devem existir, mas o melhor para resolver a questão seria questionar a consultoria, é provável que devam existir os argumentos e podem estar na lista acima.
Abraços,
Rodrigo da Costa Feula